Visitas ao Blog

Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2011

Verdades e Mentiras sobre SEXO

<><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><>
Mentiras e Verdades sobre o SEXO

Não podemos nos calar. Se nós nos calarmos as pedras vão clamar. Vivemos num mundo extremamente erotizado.
O corpo do homem e da mulher a muito tempo vem sendo coisificado e se transformado em mercadoria barata, em objeto descartável. Num contexto em que os valores absolutos são cada vez mais relativizados, o valor e a dignidade da pessoa humana foram para o lixo. Aliás não quero e não penso estar exagerando quando falo de lixo. Afinal muitas pessoas em nossos dias depois de usadas e abusadas foram jogadas no lixo: no lixo emocional dos abandonados, rejeitados(as), esquecidos e trocados. E infelizmente por não saber lidar com sua sexualidade e com o sexo, muitos se deixam usar como objetos de prazer e só percebem o mal que fizeram a si mesmos depois de consumado o pecado. Neste texto gostaria de conversar com vocês sobre mentiras e verdades sobre o sexo.
Vamos dialogar rapidamente devido a nosso espaço, todavia usando a coerência, a razão e os princípios da infalível Palavra de Deus.

Antes de tudo é bom afirmar que cremos que o sexo é uma benção de Deus, foi Ele que nos fez assim. Todavia fora do propósito de Deus, a benção pode virar maldição. Gostaria primeiramente de abordar as mentiras mais comuns sobre sexo. Vou usar alguns pensamentos da escritora Alice Fryling, Connection Books, SP, que escreveu sobre as Mentiras Sobre Sexo. Em seguida apresentarei algumas verdades sobre o sexo extremamente coerentes e racionais que as Escrituras colocam pra nós. Mas vamos começar com as mentiras.

1ª Mentira: O sexo cria intimidade. Muitos acreditam na mentira de que união física cria união emocional estável, união intelectual e física. Todavia o sexo genital é uma expressão de intimidade mas não o meio de se chegar a ela. Será que a verdadeira intimidade tem alguma coisa a ver com nossos órgãos sexuais? Pensamos que intimidade tem a ver antes de tudo com diálogo, comunicação, identificação, confiança mútua etc. As vezes existe mais intimidade num abraço sincero do que numa relação sexual motivada por hormônios enfurecidos.
2ª Mentira: Sem sexo a relação acaba. Sexo segura o parceiro(a). Não precisa ser psicólogo ou advogado para saber dos inúmeros casos de divórcio entre pessoas jovens, de boa saúde e ativas sexualmente. O contrário as vezes é que é a verdade: sexo sem qualidade, coisificado, sem amor e compromisso é que pode afastar as pessoas. Esse tipo de sexo sem amor faz o outro se sentir coisa e objeto. E com certeza quem ainda tem um mínimo de dignidade não quer se sentir usado e descartado, não é mesmo?
3ª Mentira: Começar o sexo cedo em um relacionamento irá ajudá-los a conheceren-se melhor e a melhorar sua relação mais tarde. Essa é uma mentira atraente para se acreditar. Deus planejou o sexo para o ambiente seguro do casamento, do compromisso. Os que começam a se relacionar sexualmente no namoro ou noivado estão queimando etapas e também não podem garantir se irão um dia se casar e se unir a seu(sua) parceiro(a). Essa mentira afirma ser o sexo uma forma de se conhecer melhor. Mas penso que isso não é verdade. Existem pessoas que fazem sexo a muito tempo e não sabem nem o dia do aniversário do outro. Conhecer alguém advém da convivência, da comunicação, do diálogo, da observação etc.
4ª Mentira: Se você não é sexualmente ativo você deve ser reprimido, doente ou um puritano. Alice Fryling comenta que pesquisadores da Universidade de Indiana em relatório publicado em fevereiro de 1991 em Pediatrics, descobriram que adolescentes sexualmente ativos tendem para o abuso do álcool e de drogas ilegais, têm mais problemas na escola. Os pesquisadores notaram que as meninas sexualmente ativas tinham mais facilidade para se deprimir, ter baixa auto-estima, sentir solidão ou tentar suicídio. Trata-se de uma pesquisa séria de uma universidade conceituada numa sociedade permissiva. Penso que pais e educadores atentos tem chegado a mesma conclusão dos pesquisadores. Eu convivi com muitos jovens que se abstiveram para o casamento, inclusive eu, e nunca me senti doente ou reprimido. Meus amigos que esperaram o casamento são pessoas hoje absolutamente normais, bem casadas e bem sucedidas na vida. Não só as pesquisas como também os fatos desmascaram essa mentira.
5ª Mentira: Sexo é liberdade. Ainda tomando o trabalho de Alice Fryling como base, percebemos que essa mentira tem sido o argumento de muitos. Alice argumenta que as pessoas que são sexualmente ativas por causa da pressão de colegas, de fato não são livres. Quem precisa impressionar a maioria ou fazer alguma coisa para não ser rejeitado pelo grupo é livre de fato. Na verdade observamos que o sexo fora do casamento se torna uma prisão e um vício. Todavia no casamento está protegido pelo compromisso, pela fidelidade e pelo amor. O fato é que quando nos envolvemos num relacionamento desaconselhado por Deus, de fato nos envolvemos num laço psíquico, num cárcere emocional. Só o poder de Jesus para quebrar as cadeias.
6ª Mentira: Você não precisa esperar o casamento, se vocês vão se casar mesmo então precisa fazer o teste drive. Se você for um bom observador vai perceber que a maioria das pessoas que se relacionam antes do casamento, geralmente não se casam ou demoram tanto para casar que normalmente quando se casam o casamento apresenta problemas e em muitos casos dura pouco. Você não precisa fazer nenhum “teste drive.” A vida sexual é um processo de aprendizagem e vai melhorando a medida que os anos se passam e o casal vai se conhecendo melhor. O fato é que quem pensa em fazer o teste drive, geralmente já se relacionou sexualmente com outros parceiros e então será tentado a compará-la(o) com outras pessoas. Se você é um cristão ou uma cristã eu te desafio a confiar em Deus e em sua Palavra, mesmo que você não compreenda a razão agora. Salmo 125.1. A propósito quem realmente ama espera!
7ª. Mentira foi Deus que fez a gente assim. Se foi Deus que inventou o sexo então em nenhum momento será errado praticá-lo. Sim com os sofismas as piores mentiras possuem premissas verdadeiras. Sim é claro que foi Deus que nos fez assim, foi Deus que fez o sexo e os sexos masculino e feminino. O problema é o tempo certo e a hora certa. Deus também fez os vulcões , mas se eu pular dentro de um deles não sobreviverei para contar como foi a experiência. Eclesiastes 3 nos ensina que ha tempo para todo o propósito. Uma coisa boa feita na hora errada pode se tornar ruim. Comer batata frita é delicioso, mas comer batata crua é horrível. Se você decidir não esperar jamais saberá se a abstinência seria boa ou não. Apesar de as pesquisas e evidências indicarem que a abstinência é melhor para o casal e para o casamento, isso é uma decisão sua.
VERDADES SOBRE O SEXO
Sem comentar vou apenas esboçar o pensamento bíblico sobre o sexo e seu contexto saudável. Aconselho que você confira as referências abaixo em sua Bíblia. Penso estar escrevendo a um público jovem que leva a sério seu compromisso com Deus e quer saber Sua vontade. Quero animar você que veio ou está vindo do mundo, da sociedade permissiva e pecaminosa que nos cerca, dizendo que você pode viver uma vida de abstinência sexual até se casar. Sim você pode, pois a Escritura afirma “Tudo posso naquele que me fortalece”. O Deus que te salvou também te dá poder e capacidade de vencer a tentação sexual. O problema não esta no “eu posso”mas no “eu quero”. Você quer vencer? Em Cristo o eu quero torna-se eu posso! Filipenses 4.13. Todavia é imprescindível que você escolha as amizades certas, desenvolva amizade com os irmãos da Igreja, não se isole, tenha o costume de conversar com seu pastor ou com o casal pastoral. Alimente sua mente das coisas do alto. Agora examine as Escrituras abaixo.
1ª Foi Deus mesmo quem fez o sexo e a sexualidade. Por isso o sexo é benção e é maravilhoso, desde que na hora certa e com a pessoa certa, desde que à maneira de Deus. Gn 1.28;2.18, 25; Hb 13.4
2º Deus fez o sexo para um ambiente de amor, cuidado e proteção que se chama casamento. Quem ama quer compromisso. Pv 5:18; Hb 13.4
3º Deus não permite a fornicação, a prostituição e o adultério, pois nossos corpos não foram feitos para serem mercadoria ou objetos descartáveis. Hb 13.4; I Co 6.18. Quem ama respeita e se respeita.
4º A Bíblia condena a abstinência não consentida de um casal casado. Se você se casou então deve ter uma vida sexual ativa, salvo se vai se abster por pouco tempo para se consagrar ao Senhor. A falta de sexo no casamento é um grave problema. Veja I Co 7. 3-5.
5º. Casar não é uma obrigação. Mas é melhor casar do que viver abrasado, em constantes quedas. I Co 7. 8,9
6ª. Cuidado com as fantasias sexuais. Jesus afirmou que o adultério e a prostituição começam na cabeça. Mateus 5. 27,28. Fuja da pornografia, vigie suas roupas, cuidado com o excesso em gentilezas e manifestações de carinho. Fuja da aparência do mal.
7º. O Sexo não te fará feliz. Só Deus faz a alma feliz. Só Jesus preenche o vazio de nossos corações. Carências emocionais e espirituais serão resolvidas com cura interior, libertação e com a presença do Espírito Santo no coração.
Por hoje fico por aqui.



Bispo Anderson Caleb Soares de Almeida
Superintendente Regional da 3ª Região Eclesiástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Alguém que busca ser util a causa do mestre